O Laboratório

Informações de Coleta

Exames que requerem jejum:
Glicose
Triglicerídeos = jejum de 10 a 12 horas
Colesterol
Hemoglobina Glicosilada
Prolactina o paciente deve ficar em repouso um dia anterior a coleta, jejum de 8 horas.

Exames que não requerem jejum:
Exames de Tireóides (T3, T4, T4L, TSH) : não é necessário jejum.

Curva glicêmica

1ª coleta em jejum (12horas), toma uma dose de glicose de 100gr, após 1 hora nova coleta, depois de 2 horas e a última após 3 horas da ingestão da glicose. O paciente deve ficar sentado durante essas três horas, sem caminhar e sem comer nada, podendo apenas tomar água.

EQU

Pode ser um recipiente de casa, desde que, bem lavado com água quente, não pode ser vidro de remédio e nem potes de shampoo ou condicionador e pode ser coletado em qualquer horário do dia.

Escarro

Pela manhã, antes de fazer higiene bucal, e antes de tomar café, coletar apenas escarro, não pode ter saliva, encaminhar para o laboratório imediatamente. Quando o paciente tiver mais de uma amostra, essas devem ser encaminhadas individualmente e diariamente ao laboratório.

Espermograma

O material deve ser coletado após o período de 4 dias sem relações sexuais ou ejaculações.

O pênis e as mãos devem ser limpas com água e sabão e enxaguados abundantemente.

O material deve ser coletado por masturbação manual, sem lubrificantes ou preservativos e depositado diretamente e totalmente no frasco oferecido pelo laboratório.

Identificar o frasco com seu nome completo, data e horário da coleta; e entregá-lo no laboratório dentro de 30 minutos após a coleta e até às 9:00 hs da manhã.

Fezes

Podem ser colhidas em qualquer horário do dia, se o paciente não puder trazer no mesmo dia em que coletou, pode deixar na geladeira, não aceitamos fezes em recipiente de vidro, somente em recipiente plástico. O resultado é liberado sempre de um dia para outro pela parte da tarde (após às 13 horas).

Recipiente: Frasco plástico comum

A amostra pode ser colhida em qualquer horário a domicilio e conservada em geladeira até a sua entrega ao laboratório (máximo 12 hs.)

Defeque em um recipiente limpo de boca larga. Usando uma pazinha, coletar uma porção das fezes, do tamanho de uma noz e coloque no frasco próprio.

Tratando-se de crianças que usam fraldas, utilizando-se uma pazinha coletar uma porção das fezes da fralda imediatamente após a evacuação.

Hemocultura

Resultado leva quatro dias.

Planoteste

Preferencialmente que seja a 1ª urina da manhã. Com exceção das urgências.

Sangue oculto

Paciente deverá ficar três dias sem comer carne vermelha e derivados (mortadela, lingüiça, patê, presunto), e então no quarto dia deve ser coletado as fezes, quando, for mais de uma amostra, a primeira deve ser trazida no mesmo dia, as próximas podem ficar na geladeira, não necessitando mais da dieta.

Sangue venoso

O laboratório procura coletar o volume mínimo necessário para realização dos exames, dependendo do número e tipo de exames solicitados pelo CLÍNICO. O jejum para exames de laboratório compreende um período obrigatório/recomendável que pode variar de 10 horas até 12 horas, onde a pessoa ficará sem ingerir alimentos de qualquer tipo, sendo permitido apenas a ingestão de água e medicamentos de uso contínuo, desde que o laboratório não especifique o contrário.

Crianças pequenas geralmente são dispensados da jejum, devendo-se procurar coletar a amostra num intervalo máximo de tempo após a última e antes da próxima mamada preferencialmente pela manhã.Material: Urina para exame de rotina, Urocultura e Bacterioscópico (crianças pequenas).

Recipiente: Frasco fornecido pelo laboratório/coletor de urina infantil ( crianças que usam fralda).

Colher preferencialmente a 1ª urina da manhã, ou, na impossibilidade desta, aquela que tenha permanecido pelo menos 4 horas retida na bexiga.

Antes de iniciar a coleta, realizar rigorosa limpeza da região genital (pênis ou vagina) com água e sabão neutro; enxaguar com bastante água e secar com toalha limpa.

Começar a urinar no vaso sanitário, fora da frasco, e após alguns segundos depositar a porção média da jato urinário diretamente na interior do frasco, até um volume mínimo de aproximadamente 10ml.

Em tratando-se de crianças que usam fralda, utiliza-se coletor estéril de urina infantil, sendo que a coleta ideal é a realizada no laboratório após antissepsia (limpeza) da região genital. É aconselhável dar um pouco de líquido para a criança, cerca de duas horas antes, para facilitar a coleta. O recipiente coletor deve ser trocado de 30 em 30 min., refazendo a antissepsia a cada troca.

Secreção uretral

Deve ser coletada no laboratório, antes da 1ª miccção da manhã, ou tendo permanecido o mínimo de quatro horas sem urinar.

Não deve ser aplicado qualquer medicamento ou substância no local.

Secreção vaginal

Deverá ser coletada a secreção encontrada no fundo da vagina, portanto a mulher não deve estar menstruada nem deve ter tido relações sexuais no dia anterior.

Não devem ser aplicadas duchas vaginais ou medicamentos locais, nem deve-se submeter a exame ginecológico ou ultra-som transvaginal nos dois dias antecedentes à coleta. Contudo, o banho normal pode ser tomado.

Urina

Recipiente: Frasco próprio limpo

No promeiro dia pela manhã urinar normalmente no vaso sanitário, não guardando esta urina. Anote o horário com precisão de minutos.

(ex: 7:20 hs)
Daí em diante, cada vez que urinar coloque toda a urina no frasco sem perder nada, até as 7:20 hs do dia seguinte, período em que toda a amostra de urina deve ser armazenada no frasco; e conservada em geladeira.

Identificar o frasco com seu nome, peso, altura, datas e horários de inicio e término da coleta.

Encaminhar diretamente ao laboratório.

Urocultura

A 1ª urina da manhã, o paciente deve fazer uma boa higiene antes da coleta, desprezar o primeiro jato, e coletar o jato médio. Com exceção das urgências. O vidro tem que ser do laboratório, pois o mesmo esterilizado e fica na estufa, jamais utilizar recipiente de casa.
As crianças com menos de 2 anos é necessário colocar um coletor.
A entrega do resultado das uroculturas são sempre liberadas após 2 dias (48horas), pela parte da tarde (após às 13 horas ).