Antes de iniciar a coleta, realizar rigorosa limpeza da região genital (pênis ou vagina) com água e sabão neutro; enxaguar com bastante água e secar com toalha limpa.
A 1ª urina da manhã, o paciente deve fazer uma boa higiene antes da coleta, desprezar o primeiro jato, e coletar o jato médio. Com exceção das urgências. O recipiente tem que ser do laboratório, pois o mesmo é esterilizado.
As crianças com menos de 2 anos é necessário colocar um coletor.
A entrega do resultado das uroculturas são sempre liberadas após 2 dias (48 horas), pela parte da tarde (após às 13 horas ).
Colher preferencialmente a 1ª urina da manhã, ou, na impossibilidade desta, aquela que tenha permanecido pelo menos 4 horas retida na bexiga.
Em tratando-se de crianças que usam fralda, utiliza-se coletor estéril de urina infantil, sendo que a coleta ideal é a realizada no laboratório após antissepsia (limpeza) da região genital. É aconselhável dar um pouco de líquido para a criança, cerca de duas horas antes, para facilitar a coleta. O recipiente coletor deve ser trocado de 30 em 30 min., refazendo a antissepsia a cada troca.